Máquinas CNC

A sigla CNC vem do Inglês ‘’Computer Numeric Control’’ ou Comando Numérico Computadorizado é um sistema computadorizado que permite o controle de máquinas em vários eixos através de um código numérico.

 

Máquinas CNC podem ser adotadas em espaços makers para a criação de móveis, artesanato, artefatos educacionais, entre outros.

 

Para ambientes makers educacionais se recomenda CNC – Laser ou Router de pequeno porte, com áreas de corte entre 30×20 ou 40×40. 

Consulta rápida

Máquinas CNC

CNC Router

É um equipamento controlado por computador, construído em estrutura metálica. Tem um motor principal (chamado de SPINDLE) que gira uma fresa (tipo de broca de corte) em alta velocidade.

Este equipamento têm eixos que permitem posicionar o “spindle” em qualquer ponto dentro de um plano cartesiano  XYZ. Podendo assim executar trabalhos de gravação e corte 2D e usinagem 3D com alta precisão em materiais como chapas de Madeira, Acrílico, MDF, ACM, PVC expandido, Policarbonato, Chapas  Metálicas, entre outros.

Para ambientes makers em Escolas é conveniente considerar os ruídos e pó que a máquina produz.

CNC Laser

É um equipamento similar a Router CNC, porém não utiliza um spindle como ferramenta principal, e sim um tubo de Laser CO2 , um conjunto de lentes e espelhos.

A potência do laser e a área de corte podem variar. As máquinas mais comuns em ambientes makers são de 40x60 cm de área com potência de 80W no laser, podendo cortar e gravar E.V.A, tecidos, couro, acrílico, chapas plásticas e MDF até 9mm de espessura.

O ambiente onde a máquina será instalada deve prover uma saída para o exaustor de fumaça.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você está ok com isso, aceite. Ou cancele, se desejar. Aceito Leia mais