FERRAMENTAS ELÉTRICAS

São ferramentas acionadas por uma fonte de energia e mecanismo adicionais que não sejam o trabalho exclusivamente manual usado com ferramentas manuais. 

 

Os tipos mais comuns de ferramentas elétricas usam motores elétricos, apresentam aquecimento, necessitam de equipamentos de proteção individual (EPI’s) e empunhadura firme para manuseio.

 

Nos ambientes makers educacionais é importante que a escolha das ferramentas estejam de acordo com as propostas pedagógicas de que Ano Escolar.

 

Imagine uma ferramenta elétrica como uma furadeira: ela é pesada e exige força, logo o seu manuseio não é indicado para alunos de Séries Iniciais por serem menores e ainda inexperientes na habilidade motora fina. 

 

No entanto, pistolas de cola quente e até ferros de solda com o acompanhamento de um responsável (professor/monitor) e EPI’s poderão ser adotados por estes alunos.

Consulta rápida

Ferramentas Elétricas

Cadinho

É um equipamento eletrônico usado para aquecer estanho de solda em grandes quantidades, com a finalidade de soldar um número grande de componentes ou estanhar vários fios ao mesmo tempo.

Possui uma cuba feita em aço inox e controle de temperatura, podendo atingir temperaturas máximas em torno dos 480°C.

Estação Dessoldadora

É uma ferramenta ideal para remover componentes eletrônicos de placas com facilidade e rapidez.

A Estação tem um sistema de sucção no próprio ferro de solda do tipo pistola, que suga o estanho derretido pela ponta do ferro deixando em um reservatório interno.

Ferro de Solda

Serve para fazer a solda de componentes eletrônicos e fios. Um ferro de solda de 40 watts é suficiente para a maioria das aplicações.

Lixadeira

Serve para suavizar a superfície de madeira, plástico, fibra ou resina para  receber a pintura.

Micro Retífica

Usada geralmente para dar acabamento em peças por ter uma grande precisão para realizar cortes, furos, gravações etc.

Para realizar pequenos trabalhos, seu tamanho compacto e precisão faz a micro retífica ser a melhor opção para este tipo de trabalho.

Serra Tico Tico

Permite cortar chapas de madeira, plásticos, fibras e até metais finos. Mas sua principal função é o corte de chapas madeira.

Cuba Ultrassônica

Indicada para limpeza de placas de circuito, engrenagens pequenas e desobstrução de pequenos componentes. 

Auxilia na limpeza e desoxidação de objetos e componentes, onde por meio de processo de cavitação, processo que tem como funcionalidade a criação de bilhões de microbolhas (geradas a partir de vibrações em alta frequência) que se chocam e rompem, efetuando uma limpeza profunda e completa.

Esmerilhadeira

Serve para cortar e desbastar tubos e perfis de metais grossos, esta ferramenta é considerada “pesada” e seu uso deve ser feito sob a proteção de EPIs.

Estação de Ar Quente

Equipamento de bancada, ideal para realizar processos de retrabalho (REFLOW) em chips, SMD, BGA, SOIC, QEP, PLCC e outros.

A estação “sopra” ar quente com temperatura ajustável, e que pode chegar a mais de 450°C. A soldagem é feita sem o contato com os componentes evitando assim o choque térmico e o deslocamento desses componentes. Geralmente a estação acompanha vários tipos de ”bocais” para se adaptar ao mais variados componentes.

Furadeira de Impacto

Ideal para furar paredes de alvenaria, más também serve para perfurar ripas, tabuas, mdfs, etc.

Furadeira/Parafusadeira

Por ter velocidade variável esta ferramenta é perfeita para fazer furos em chapas plásticas, e acrílicas que poderiam derreter com as altas velocidades da furadeira tradicional.

Pistola de Cola Quente

Serve para colar rapidamente tecidos, plástico, madeira, papelão, etc.

Soprador Térmico

É um dispositivo usado para emitir uma corrente de ar quente, geralmente a temperaturas entre 100 ° C  e 550 ° C. Perfeito para amolecer chapas de PVC, plástico, fibra, etc.

Você também irá precisar

Utensílios de suporte

Conjunto de brocas, conjunto de assistente para soldagem, pinças e sugador de solda.

Conjunto de Brocas

É recomendado ter um conjunto de brocas com diversos tipos de brocas para furadeira. As bitolas variam de 1mm até 15mm e podem ser de madeira, vídea e aço rápido.

Broca de Aço Rápido

É fabricada para a furação de matéria-prima metálica dura e para suportar este atrito, assim conseguindo efetuar com alta precisão perfurações em chapas e perfis metálicos.

Sua principal característica física é o seu espiral afiado.

Conjunto de Assistente para Soldagem

Consistem em vários acessórios com pontas metálicas das mais variadas formas que auxiliam a remover, posicionar, cortar, dobrar, limpar e furar placas de circuito e componentes eletrônicos.

Pinças

Pinça ponta reta: Auxilia em uma infinidade de trabalhos minuciosos, em especial na bancada de eletrônica no posicionamento ou manipulação de componentes pequenos.

Pinça ponta curva: Ela é perfeita para posicionar componentes ou pinos que necessitam ser colocados em orifícios pequenos. Suas pontas curvas permitem que o operador tenha visão mais ampla enquanto manipula o componente em relação ao objeto alvo.

Pinça bico de pato: Perfeita para manipular ou segurar objetos que deverão ser encaixados ou submetidos a uma pequena força. Serve para a “captura” de objetos dentro de equipamentos e orifícios. Muito usada também para segurar fios a serem estanhados para posterior soldagem.

Broca de Madeira

Esta broca permite perfurar madeira e chapas plásticas com furos “limpos”, sem rebarbas.

A principal caraterísticas física desta broca é sua ponta, aliás suas 03 pontas. A ponta do meio serve de guia para o furo e as pontas laterais servem para cortas as bordas do furo.

Broca de Vídea

Deve ser utilizada apenas em concreto, alvenaria e mármore. Sua principal característica é sua achatada.

Lupa Robô

Versátil para reparo, manutenção e solda de componentes e fios. Ideal para segurar "a placa de circuito" durante a soldagem de componentes pequenos.

Sugador de Solda

Serve para remover precisamente a solda em componentes de placas de circuitos integrados.

Seu funcionamento é muito simples pois, basta armá-lo empurrando o gatilho para baixo e em seguida aproximá-lo da solda que se deseja remover.

Suporte para Ferro de Solda

Serve para descansar o ferro de solda. Necessariamente precisa ser metálico e recomenda--se o uso de espoja vegetal úmida para limpeza da ponta do ferro de solda.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você está ok com isso, aceite. Ou cancele, se desejar. Aceito Leia mais