FERRAMENTAS MANUAIS

Para realizar a manutenção ou construção de projetos em ambientes makers educacionais muitas vezes se faz necessário recorrer a ferramentas manuais.

 

Isso porque, mesmo com computadores e outros equipamentos de fabricação digital, convém lembrar que alguns projetos podem conter partes mecânicas, fixadas ou que necessitam receber algum tipo de reparo posterior.

 

Há ferramentas disponíveis para cada tipo de projeto, e você precisará observar alguns detalhes a partir dos insumos escolhidos, modelo do parafuso ou da porca (se a medida é em milímetros ou polegadas) e os acabamentos necessários.

 

Então, podemos chamar de ferramentas manuais alicates, tesouras, martelos, marretas, serras manuais e ferramentas de marcenaria como plainas manuais e formão, entre outras.

 

Algumas das ferramentas manuais mais indicadas para ambientes makers educacionais são:

 

  • ALICATES – São ferramentas articuladas muito utilizadas para multiplicar a força aplicada pelo usuário sobre objetos.
  • CHAVES – São ferramentas que facilitam a colocação/remoção de elementos de união como porcas, parafusos, etc.
  • ESPÁTULAS – São ferramentas com uma lâmina plana e flexível usada para misturar, espalhar ou levantar materiais. Em ambientes makers educacionais são especialmente usadas para ajudar a descolar peças nas impressoras 3D.
  • SERRAS – São ferramentas com tipos diferentes de lâmina, sendo cada uma com características para determinados tipos de trabalho e acabamento. E fabricadas com materiais que concedem à lâmina dureza ou flexibilidade que são adequadas ao projeto em execução.
  • EXTRAS – São ferramentas que dispensam explicações, como estiletes e tesouras. São bastante utilizadas para cortar diversos materiais de pouca espessura e que não requerem grande força de corte. Exemplos de materiais: papel, cartonados, acetatos, tecidos, couros, e.v.a, entre outros materiais de bricolagem como cordões ou fitas.
Consulta rápida

Ferramentas Manuais

Alicate de Bico Fino

Este alicate serve para torcer fios que são mais difíceis de acessar. Além disso, ele é muito usado em artesanatos com arames e chapas finas. Existem vários tipos com os bicos retos ou curvos.

Alicate Universal

Serve para cortar, apertar e torcer fios e arames de todos os tipos.

Alicate de Pressão

Com um mecanismo de força o alicate de pressão é o ideal para se trabalhar com porcas, parafusos, chapas metálicas grossas, inclusive pré fixar chapas que serão soldadas.

Chave de Boca

Também conhecida como chave fixa, é a ferramenta indicada para trabalhos que exijam apertar ou soltar porcas e parafusos com cabeça sextavada.

Chave Inglesa

A versatilidade dela é incrível, já que reúne em uma só ferramenta várias chaves de boca fixas.

Espátula de Metal

Ferramenta perfeita para “raspar” a cobertura de materiais brutos, como paredes, pedras, etc.

Espátula de Plástico

Serve tanto para espalhar algo (massa plástica, resina, silicone) sobre uma superfície lisa, como para remover, raspar sem arranhar.

MARTELO

Um martelo é basicamente um amplificador de força e para projetos que envolvam madeira ou encaixe de uma peça ele será muito útil. Para ambientes educacionais é indicado que somente alunos com supervisão do professor façam o seu uso.

Nível

É instrumento para indicar ou medir inclinações em superfícies. Dentro do makerspaces pode ser útil para projetos, alinhamento de prateleiras, mesas ou bancadas onde equipamentos sejam colocados (caso de móveis onde são colocadas uma balança ou uma impressora 3D).

Tesoura

Dispensam explicações, mas é importante lembrar que as tesouras utilizadas em um espaço maker educacional, sejam adequadas aos alunos frequentadores do local.

Para alunos menores convém disponibilizar tesouras pequenas e sem pontas. Alunos maiores, com supervisão podem utilizar tesouras pontiagudas. Também, é indicado disponibilizar algumas especiais para alunos canhotos.

Alicate de Corte Diagonal

É utilizado para cortes em cabos e fios elétricos. É muito comum também ele ser usado como desencapador de fios.

Alicate de Corte

Este modelo de alicate é muito utilizado para projetos de eletrônica, ondem são necessário cortar o excesso de solda de placas ou componentes.

Na Impressão 3D, também é utilizado para cortar filamento e aparar peças impressas.

Desencapador de Fio

Para cortar e desencapar fios elétricos com mais facilidade e precisão.

Chave Allen

Também conhecida como “chave hexagonal” devido ao formato de sua extremidade, permite apertar ou soltar parafusos com sextavados internos.

Chave de Fenda ou Philips

Apertar e soltar parafusos em geral.

Chave L

Também conhecida como “chave cachimbo”, servem para apertar ou soltar porcas e parafusos com cabeça sextavada em locais de difícil acesso e pouco espaço.

Serra Arco Pequena e Grande

Ideal para cortes em geral como pinos, pregos, parafusos, canos de PVC,  tubos sólidos e ocos.

No versão pequena é perfeita para trabalhos delicados, onde ferramentas de corte tradicionais poderiam danificar a peça a ser cortada.

Serrote

Exclusivamente para cortes em madeira, sejam ripas ou tábuas.

Estilete

É uma das ferramentas mais úteis dentro de um makerspace. Com lâmina, geralmente retrátil e regulável é usado para cortes variados.

Na impressão 3D é bastante utilizado para retirada de suportes das peças e alguns acabamentos.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você está ok com isso, aceite. Ou cancele, se desejar. Aceito Leia mais