IMPRESSÃO 3D

Impressão 3D é o nome dado a uma série de técnicas que reproduzem objetos em três dimensões. Estes processos permitem a impressão de modelos através da fabricação aditiva.

 

As impressoras formam modelos tridimensionais a partir de um modelo digital aplicando técnicas que sobrepõem finas camadas de material, até que o objeto esteja totalmente pronto.

 

Miniaturas de personagens, peças de máquinas, objetos para decoração, objetos de aprendizagem para educadores, joias, órgãos, alimentos e até casas podem ser impressos a partir desse método.

 

Geralmente, os itens são feitos usando um filamento de plástico como matéria-prima, mas também é possível usar outros materiais, como chocolate, cimento, gelatina e até metal.

FDM (Fuse Deposition Modeling)

Modelagem por fusão e deposição, produz seus objetos camada por camada, a partir de um projeto pronto, utilizando como matéria prima, normalmente, um material termoplástico PLA, ABS, Nylon, PETG.

SLA (Stereolithography)

Utiliza uma resina de cura UV como matéria-prima. A resina é colocada em um pequeno tanque de vidro ou acrílico, na qual à plataforma de construção fica submersa.
O laser UV ou projetor DLP direciona uma luz UV na resina para de forma seletiva endurecer a peça em uma camada horizontal por meio dos dados do arquivo 3D.
Então, a plataforma se eleva para fora do tanque, permitindo que a resina não curada seja nivelada. Esse processo é repetido até que o objeto fique pronto.

CANETA 3D

A caneta 3D é como se fosse uma impressora de mão.
Com funcionamento semelhante a uma pistola de cola quente, ela permite desenhar sobre a superfície horizontal ou no "ar" objetos tridimensionais. Os filamentos utilizados geralmente são o PLA ou ABS, os mesmos usados na impressão FDM.

Consulta rápida

Filamentos

PLA

Um dos materiais mais utilizados, o filamento PLA (ácido poliláctico) é produzido a partir do milho e cana de açúcar, não polui o meio ambiente e não causa danos à saúde. Por ser um material de fácil impressão, o seu uso é indicado para iniciantes

ABS

Derivado do petróleo, o filamento ABS é resistente às altas temperatura e aos impactos, com um visual opaco bastante agradável para peças que necessitam de menos brilho.

NYLON

O filamento de Nylon é uma opção para quem busca peças resistentes e extremamente duráveis. A sua aplicabilidade é bem parecida com o PETG, ou seja, a criação de peças de alto impacto ou tensão.

O Nylon é altamente recomendado para peças de movimentação, como engrenagens ou buchas.

PETG

Por ser um material muito resistente, o PETG é a escolha perfeita para quando é necessário imprimir peças que precisam absorver impactos. Basicamente, este material reúne ótimas características do PLA e do ABS.

FLEXÍVEL

Ele permite a criação de objetos que necessitam ser mais maleáveis, como sapatos, palmilhas e anéis de vedação.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você está ok com isso, aceite. Ou cancele, se desejar. Aceito Leia mais