Plataformas de Desenvolvimento

ARDUINO –  é uma plataforma de hardware livre que possui seu próprio ambiente de desenvolvimento baseado na linguagem C, deixando a programação bem intuitiva para iniciantes.

 

O software pode ser encontrado gratuitamente para download neste link , disponível para Mac OS X, Windows e Linux.

Consulta rápida

Placas Arduino

Arduino UNO

É a versão mais comum do Arduino, ideal para iniciantes e muito utilizada em protótipos.

Arduino Digispark

A Placa Arduino Digispark conta com um controlador "Attin85", e, é perfeita para projetos pequenos onde necessitamos de poucos pinos de controle ou quando o espaço físico é muito reduzido.
Ela conta com 6 pinos (analógicos e digitais) e possui uma entrada USB integrada, o que facilita demais o desenvolvimento de protótipos.

Arduino Due

A placa Arduino Due utiliza um processador ARM de 32 bits, isso significa que o Arduino Due tem um poder de processamento muito superior às demais placas, tanto em velocidade de processamento como em capacidade de executar tarefas diferentes, como por exemplo: Ler os dados de um pendrive, receber comando de um teclado de computador ou mesmo um mouse através de sua entrada USB.
Está placa também é bastante utilizada por artistas e músicos, pois tem a capacidade de fazer o procesamento de sinais de audio. Esta placa tem custo um pouco elevado e é destinada a usuários mais avançados.

Arduino LilyPad

Dispositivos Wearables são os dispositivos "vestíveis", e com essa proposta de adicionar tecnologia e componentes eletrônicos às roupas veio a placa Arduino Lilypad.
Ela funciona igual a uma placa Arduino, só que foi projetada visando o uso em roupas e acessórios.
A placa LilyPad pode funcionar com pilhas e baterias, o que a torna ideial para projetos portáteis. Uma das caracteristicas desta placa é que ela pode ser costurada as roupas usando uma linha condutiva que a conecta a vários sensores.
Para exemplificar um pouco melhor as suas possibilidades, imagine criar um colete que possa monitorar a frequência cardíaca, oxigenação sanguínea e a temperatura de um atleta enquanto ele esta em jogo.

Arduino NANO

Possui praticamente as mesmas características do Arduino UNO porém com as dimensões reduzidas, perfeito para projetos pequenos.

Arduino Leonardo

A placa Arduino Leonardo usa um microcontrolador ATmega32u4, possui 20 pinos de controle e sua aparencia é muito parecida com Arduino UNO.
Uma de suas características é pode ser configurado como um dispositivo de entrada, por exemplo teclado, mouse ou Joystick. Sendo assim, ele abre oportunidades para o desenvolvimento de interações para jogos educacionais.

Arduino Mega

A placa Arduino Mega2560 é compatível com todos os sensores e shields do Arduino Uno, porém esta placa possui uma quantidade de pinos de entrada e saída muito superior (54 pinos digitais e 16 analógicos), além de sua memoria para programas ser de 256KB (8 vezes maior que um Arduino Uno). Esta placa é indicada para projetos grandes que necessitam de muita memoria como desenvolvimento de jogos com displays de (Oled/LCD) e automação residencial.

Arduino LilyTiny

A placa Arduino LilyTiny é uma opção para pequenos projetos de "Wearables",
ela utiliza um microcontrolador ATTINY85 como cérebro e conta com 6 pinos (analógicos e digitais) para ligação com sensores.
Seu design é semelhante a placa "Lilypad", e também pode ser costurada nas roupas com linha condutiva.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Se você está ok com isso, aceite. Ou cancele, se desejar. Aceito Leia mais