makerspaces

São espaços de trabalho colaborativo localizados em escolas, bibliotecas ou outras instituições públicas e privadas. Conhecidos como makerspaces, eles oferecem ambientes propícios à experimentação e à inovação, onde os participantes têm acesso a ferramentas e tecnologias para projetar, criar e aprender na prática.

Quem pode frequentar esses espaços?

Todas as pessoas que querem fazer, aprender, explorar e compartilhar suas ideias e projetos.

Esses espaços são inclusivos e voltados para todos que têm interesse em aprender fazendo, independentemente da formação prévia.

Estudantes e Educadores

Em ambientes educacionais, makerspaces são excelentes para estudantes de todas as idades, desde o ensino básico até o superior. Professores também se beneficiam ao incorporar atividades práticas em suas aulas.

Artistas e Designers

Para quem trabalha com design gráfico, moda, escultura ou outras formas de arte, os makerspaces disponibilizam equipamentos e materiais para a criação de obras inovadoras.

Hobbistas e Curiosas

Pessoas que têm curiosidade ou hobbies relacionados à criação manual, como marcenaria, costura, eletrônica ou construção de objetos, podem utilizar os espaços para aprender novas habilidades e dar vida às suas ideias.

Entusiastas da Tecnologia e Criatividade

Pessoas interessadas em novas tecnologias, como impressão 3D, programação, eletrônica e design, encontram nos makerspaces um ambiente ideal para desenvolver e testar projetos.

Empreendedores e Startups

Makerspaces oferecem ferramentas para a prototipagem rápida, permitindo que empreendedores testem ideias e criem protótipos de produtos de forma acessível.

COmunidades Locais

Makerspaces muitas vezes são usados por grupos comunitários para projetos colaborativos que visam resolver problemas locais, proporcionando um local para aprender, compartilhar e trabalhar juntos.

O que pode ser encontrado nesses espaços

Makerspaces oferecem uma ampla gama de equipamentos para fabricação, como impressoras 3D, cortadoras a laser, máquinas CNC, vacuum forming, plotter, bancada de eletrônica com ferros de solda, e até mesmo máquinas de costura.

REFERÊNCIAS

O Portal Educadores Makers dispõe em seu conteúdo várias referências para ajudar o trabalho do educador. Desde lista de ferramentas, equipamentos e insumos, até informações para facilitar e inspirar as suas aulas no makerspace.

ATENÇÃO

eQUIPAMENTOS E DIRETRIZES DE SEGURANÇA

Makerspaces oferecem um vasto potencial exploratório e criativo, mas é fundamental que todo o processo de aprendizagem ocorra de forma segura. Para isso, o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável, especialmente em atividades que envolvem máquinas, ferramentas e materiais potencialmente perigosos.

Fontes consultadas para a página:

DOUGHERTY, D. The Maker Movement. Innovations: Technology, Governance, Globalization v. 7, n. 3, p. 11 – 14, 2012.
FAB FUNDATION –  The Fab Fundation de Boston.  2018. Disponível em: <http://www.fabfoundation.org/fab-labs/the-fab-charter/>.  Acesso em outubro de 2021.

GERSHENFELD, Neil A. Fab: the Coming Revolution on Your Desktop– from Personal Computers to Personal Fabrication. RHYW, 2011.

MAKER MEDIA (USA). SafetyIn: MAKERSPACE Playbook: School Edition. 1. ed. USA: [s. n.], 2013. cap. 4, p. 13-16. Disponível em: https://makered.org/wp-content/uploads/2014/09/Makerspace-Playbook-Feb-2013.pdf. Acesso em: 1 out. 2021.