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SNAKE O JOGO DA COBRINHA

SNAKE – O JOGO DA COBRINHA

Famoso nos “brick games” da década de 90, o “jogo da cobrinha” ganhou ainda mais jogadores com o lançamento do aparelho celular Nokia 3310 (tijolão azul) que vinha com o SNAKE na memória.

Fizemos a nossa versão desse divertido retrogame com Arduino Nano e matrizes de leds.

Confira o que vamos precisar para este projeto e mão na massa!

 

Começamos a montagem imprimindo nosso case em 3D, são 4 partes impressas uma a uma em PLA a 215°C, com 0,2mm de altura de camada e impresso totalmente sem suportes.

Todas as peças foram fatiadas no Cura. E podem ser baixadas no final da página.

O próximo passo é colar as 4 matrizes (8×8) de leds com cola Epoxy.  Tome cuidado para não passar cola nos pontos onde irão as soldas dos fios de alimentação e comunicação.

Deixe a cola secar pelo tempo indicado na caixa e reforce pela parte de trás das placas.


Como os módulos são feitos a partir dos circuitos integrados MAX7219, eles podem ser “cascateados”, ligando a saída de um módulo, a entrada do próximo.

Desta forma conseguimos ligar 4 módulos em série e formar uma “tela”  16×16 leds, total 256 leds.

A tela 1 recebe os dados do Arduino e “passa” para a tela 2, que por sua vez passa para a tela 3 e por fim passa para a tela 4.

Basta apenas seguir a ordem das ligações como a imagem abaixo:


Veja as ligações e a tela encaixada no frame:

Agora, já podemos montar a parte de baixo do sistema que compõe a tela e o Joystick do nosso game.

Usei rebites de alumínio para juntar as peças, mas você pode usar parafusos e porcas caso não tenha rebites a mão.

Note que a peça original não têm furos para os rebites, tive que fazer com furadeira e broca 3mm, pois esqueci de adicioná-los ao projeto.

Sabem como é, programando e modelando peças acabei por esquecer o óbvio! Hehe! Falha minha!


Depois dos rebites colocados é hora de começar as ligações no Arduino.

Uma atenção especial deve ser tomada na hora de soldar o fio da bateria (9V), já que o mesmo deve ir no pino “Vin” do Arduino. Neste pino há um CI que regula a tensão da bateria  em 5V para o Arduino e demais componentes.

Após a montagem eletrônica faça o “upload” do código para o Arduino, fizemos a compilação usando a versão 1.8.1 da IDE.

Retirei todos os pinos do Arduino para facilitar seu alojamento dentro do case,, e depois soldei os fios da tela e do joystick direto na placa Arduino.

Por último, acondicionei os componentes dentro do case, soldei o fio da chave ON/OFF e pluguei a bateria.

Necessitei usar um pedacinho de isopor dentro do cabo para manter o módulo Joystick XY na altura correta.

Eis o resultado:

Um agradecimento especial ao amigo Adriano Arndt que disponibilizou o código inicial em seu blog Fabiano Arndt: Arduino – Snake Game (jogo da cobrinha).

E o nosso código para desenvolver essa versão com joystick e 4 telas de matriz de leds está disponível para download no nosso GIT  CIRCUITO MAKER.

Abaixo, confira o vídeo em nosso canal do Youtube.

MATERIAIS UTILIZADOS

1 Arduino Nano

4 Módulo matriz de led 8×8

1  Módulo Joystick XY (não aparece na foto)

1 Bateria de 9v4

1 Clip de baterias

9 Parafusos

1 Buzzer 5v (sem oscilador interno)

1 Cola Epoxy (Poxipol 10 minutos)

1 Chave ON/OFF

1 Case impresso em 3D 

2 Rebites 3mm

Alguns fios fininhos

ARQUIVOS PARA

DOWNLOAD



Link >>> Game Snake com Arduino

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